Unidade, que faz parte do projeto Planos de Ações Sociais Integradas de Enfrentamento ao Crack, pretende realizar inicialmente de 20 a 30 atendimentos por dia
Da Redação do pe360graus.com
A Secretaria de Desenvolvimento de Social e Direitos Humanos (SEDSDH) instala, na tarde desta quinta-feira (1°), o primeiro Centro de Referência e Acolhimento ao Usuário de Drogas no município de Bom Jardim, a 110 quilômetros do Recife. A unidade, localizada na rua do Derby, no centro do município, funcionará das 8h às 20h.
Através de triagens o Centro de Referência irá reconhecer as necessidades de cada usuário, se tornando uma via de acesso aos serviços de acolhida, proteção e tratamento de crack e outras drogas. O objetivo do Centro é servir como ponto de apoio, tendo o intuito de criar vínculos com os usuários de drogas assegurando acolhimento humanizado, descanso, higiene, alimentação, cuidados primários, e ser utilizado como local de identificação e diagnóstico.
Neste início de funcionamento, o Centro pretende realizar de 20 a 30 atendimentos por dia.
A unidade vai contar com 34 funcionários e irá realizar atendimentos nos pontos de consumo de drogas, através dos consultórios de rua, além dos atendimentos na própria sede. A abordagem social a usuários de crack e outras drogas serão feitas por três unidades móveis.
Na primeira etapa, serão visitados 19 municípios nos espaços das ruas e comunidades. Os funcionários serão divididos da seguinte forma: 25 pessoas irão trabalhar na sede e 9 trabalharão nos consultórios de rua (unidades móveis). Os municípios que vão ser visitados são: Bom Jardim, Santa Cruz do Capibaribe, Casinhas, Frei Miguelinho, São Vicente Ferrer, Taquaritinga do Norte, Machados, Parssira, Vertente de Lério, Vertentes, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Orobó, Salgadinho, Surubim, Limoeiro, Tori tama e Santa Maria do Cambucá.
Ao todo, a SEDSDH pretende implementar 16 Centros de Referência e Acolhimento aos Usuários de Drogas em todo o Estado. Além deste projeto de implementação, a Secretaria também trabalha com conscientização e capacitação de profissionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário